quarta-feira, 30 de junho de 2010

CAPS de Apodi realizara festa junina com usuários e familiares na AABB

FESTEJOSO


APODI – O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) - Atenção em Saúde Mental de Apodi, realiza nesta terça-feira (29) a partir das 08:00h, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), a tradicional festa junina comemorada por usuários, familiares e funcionários da instituição no território apodiense.

Segundo a coordenadora do CAPS de Apodi, psicóloga, Cyntia Vanessa Pinheiro de Souza, os usuários, familiares e funcionários vão participar de uma festa com direito a muita música, brincadeiras, e comidas típicas.

O arraial, que deve reunir cerca de pessoas, acontece todos os anos com o objetivo de proporcionar maior envolvimento entre os participantes, oferecendo também opções de lazer e saúde.

Mantido pela Prefeitura do Apodi via Secretaria de Saúde, o Centro de Apoio Psicossocial, tem como principal objetivo integrar socialmente as pessoas atendidas, além de buscar um melhor entrosamento com as famílias.

O Caps de Apodi conta hoje com uma equipe multidisciplinar com educador físico, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, psiquiatra, além de oferecer vários serviços ao paciente


· AGRICULTURA

Produtores rurais de Apodi serão atendidos pelo Seguro Safra 2010

APODI – Produtores rurais de todo o município de Apodi no Médio Oeste, vão ser atendidos pelo “Seguro Safra 2010”. A garantia é da Prefeitura Municipal de Apodi via Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos, que iniciou nesta semana a verificação dos produtores aptos a receber o seguro safra 2010, através de laudo de amostragem enviado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).A Prefeitura de Apodi fará a pesquisa de amostragem e o técnico responsável autorizado pelo MDA no municipio é o engenheiro, Antonio Ewandir de Sousa, da equipe da Secretaria de Agricultura de Apodi. O Ministério do Desenvolvimento da Agricultura enviou ao município 38 laudos de amostragem.

Para participar do programa seguro safra, o produtor rural deve pagar uma taxa de seis reais e ter no máximo 10 hectares de terra. “A Prefeitura de Apodi está em dia com o segura safra, faltando apenas pagar a ultima parcela agora no dia 15 de julho”, gantiu o secretario de Agricultura, Eron Costa.

O Seguro Safra ja atendeu no município de apodi 323 produtores rurais que receberão o seguro dividido em 04 parcelas de R$150 reais. O produtor rural paga seis reais o que equivale a 01 por cento, a Prefeitura Municipal com dezoito reais 03 por cento, o Governo Estadual, trinta e seis reais 06% e o Governo Federal com 20% cento e vinte reais.

Foi a Prefeitura do Apodi que no mês de maio fez o decreto comunicando ao MDA a ocorrência de perda da produção agrícola em decorrência da estiagem no município, principalmente na regiao da Chapada do Apodi.

De acordo com o engenheiro, Antonio Ewandir de Sousa, o prazo segundo determinado pelo MDA é até o dia 15 julho para que sejam enviados todos os dados obtidos com os laudos.
“O município participa do seguro safra a partir da assinatura do Termo de Adesão junto ao Governo Estadual. O referido Termo é assinado anualmente, no inicio da safra, e antes do período de plantio”, comentou Eron Costa.

A prefeita da cidade, professora, Goreti Silveira Pinto (PMDB), nao tem medido esforços para garantir melhorias junto ao homem do campo e atendeu a todas as exigencias do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). “Estamos comprando tres tratores e implementos agricolas para garantir mais apoio aos nossos produtores rurais”, disse a prefeita.O Seguro Safra é um programa instituído pela Lei n° 10.420 de 10 de abril de 2002, alterado pela Lei nº 10.700, de 09 de julho de 2003 e regulamentado pelo Decreto n° 4.363, de 06 de setembro de 2002, tomando como base o efeito cíclico da seca no semiárido, e com o objetivo de oferecer uma renda mínima aos agricultores de base familiar, que porventura venham a ter prejuízos de 50 por cento ou mais de suas lavouras prejudicadas pela estiagem. Em alguns municipios os produtores rurais deixam de ser atendidos devido a falta de atençao das Prefeituras, mas em Apodi, a prefeita Goreti Pinto, tem tido toda atenção ao homem do campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário