A Secretaria Municipal da Saúde a Saneamento tem realizado ações preventivas de combate a diarréia do município. Para isso, os Agentes de Saúde, em conjunto com os Estagiários do Curso de Suplementação do Curso de Técnico de Enfermagem, têm visitado as casas do município orientando a população sobre a purificação da água utilizada cotidianamente.
Além de explicar como a água deve ser tratada antes de ser consumida, os agentes de saúde e os estagiários entregam bisnagas de hipoclorito de sódio para purificação da água.
Os primeiros a serem atendidos foram as cercas de 300 famílias dos bairros Acampamento 01 e 02 foram atendidas.
Segundo a educadora em saúde, Egna Maria, que coordena a ação preventiva juntamente com a supervisora do curso de suplementação, Antonia Lucia Soares, “Esta ação da secretaria visa combater o aumento nos casos de diarréia no município, e como este doença aparece na grande maioria dos casos em decorrência da não total purificação da água, nosso trabalho neste momento é no sentido de melhorar o modo como a população purifica a água utilizada diariamente, por isso, as orientações e a entrega do hipoclorito de sódio que, sendo aplicado na água, elimina os possíveis agentes causadores da doença. Aproveitando a oportunidade de estarmos passando em todas as casas, e tendo começado o período das chuvas, estamos repassando as precauções sobre os cuidados que devemos ter também com a dengue, uma vez que não podemos nos esquecer desta grave doença”, ressalta.
Posteriormente outras regiões do município serão atendidas com a ação de prevenção à diarréia.
Hipoclorito de sódio é entregue para purificação da água
Educadora orienta o uso do hipoclorito de sódio
Equipe unida para melhorar a saúde da população riacho-cruzense